sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Os escritores mais bem pagos de 2014

Todo ano a revista Forbes elabora uma lista dos escritores mais bem pagos do ano, levando em conta tanto a venda de suas obras como o arrecadamento através de direitos autorais para produções cinematográficas, durante o período de um ano. Segue abaixo a lista desse ano, levando em consideração o período de Junho de 2013 a Junho de 2014:

John Green
Com apenas 37 anos, essa é sua estréia na lista dos mais bem pagos. Autor de livros voltados para o público adolescente, Green se beneficiou com as vendas de seu livro mais famoso “A culpa é das estrelas” cuja adaptação chegou aos cinemas esse ano. No total, o autor americana arrecadou 9 milhões de dólares no período de Junho de 2013 até Junho de 2014.
Gillian Flynn
Outra estreante, Flynn, de apenas 41 anos, teve a oportunidade de ver seu best-seller “Garota Exemplar” destronar o invencível “Cinquenta Tons de Cinza” de E.L. James da lista de mais vendidos da Amazon em 2012. Sua obra prima, além de chegar a marca de mais de 1,2 milhões de cópias em 2013 só nos Estados Unidos, teve seus direitos autorais comprados e sua produção chegou há pouco tempo aos cinemas, o que contribuiu com os 9 milhões de dólares arrecadados por sua autora durante o período de um ano.

E.L. James
Aos 51 anos, a grande ganhadora do ano passado, com 95 milhões de dólares proporcionados por sua polêmica trilogia, “Cinquenta tons de cinza”, teve que se contentar com míseros 10 milhões de dólares esse ano, número que deve aumentar drasticamente com o lançamento da adaptação de seu best-seller no ano que vem.

Rick Riordan
O renomado autor da série “Percy Jackson e os Olimpianos”, com 50 anos, vendeu mais de 4,2 milhões de cópias de livros inspirados em mitologia só nos últimos doze meses, embolsando cerca de 10 milhões de dólares no total. Provavelmente, tal número deve aumentar consideravelmente no próximo ano levando em conta o fato de que as vendas de "Sangue do Olimpo", obra que encerra a série "Os heróis do Olimpo" com lançamento em Outubro, não foi contabilizada nesse ano.

David Baldacci
O autor americano de 54 anos certamente não se arrependeu de deixar a carreira de advogado para tornar-se escritor. Com 28 obras sobre o mundo do crime publicadas, Baldacci arrecadou cerca de 11 milhões de dólares entre Junho de 2013 e Junho de 2014, sendo que o lançamento de seu próximo título será em Novembro.

George R.R. Martin
Aos 65 anos, autor da aclamada série “As crônicas de Gelo e Fogo”, Martin embolsou no último ano mais de 12 milhões de dólares com a venda de seus livros, que é adaptada em formato de série pela HBO intitulada de Game of Thrones, o que também contribuiu para o montante.

J.K Rowling
A criadora do universo de Harry Potter, aos 49 anos, ainda lucra com as aventuras de seu mais famoso protagonista, seja com seus livros ou com suas adaptações.  O faturamento de 14 milhões de dólares também está associado ao sucesso de seus mais recentes livros para adultos e a adaptação em formato de minissérie pela BBC de sua obra “Morte Súbita”.

Suzanne Collins
A autora da famosa trilogia “Jogos Vorazes”, contando com apenas 52 anos de idade, arrecadou cerca de 16 milhões de dólares esse ano, quantia 70% menor do que a embolsada no ano anterior, 55 milhões de dólares. Tal queda expressiva se deve ao fato dos livros de sua aclamada trilogia não terem vendido tanto quanto no ano anterior, apesar de tudo indicar que sua mais recente adaptação renderá lucros absurdos.

Stephen King
O eterno Rei do Terror, como o próprio nome indica, aos 66 anos de idade, possui presença constante na lista de escritores mais bem pagos já há algum tempo. Sua interminável lista de best-seller, juntamente com projetos de cinema e TV e seu mais recente lançamento, “Doutor Sono”, a continuação de “O iluminado”, rendeu 17 milhões de dólares ao seu criador no último ano.

John Grisham
Considerado um dos autores mais lidos dos Estados Unidos, o americano John Grisham de 59 anos teve a oportunidade de ver vários de seus best-sellers tornarem-se adaptações de sucesso, o que, contribuiu, claro, para o valor de 17 milhões de dólares arrecadados este ano.

Veronica Roth
A mais jovem autora presente na lista, autora da distopia “Divergente”, ficou na frente de vários autores também muito populares no mundo literário, com uma receita de 17 milhões de dólares. Com 7 milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos no ano passado, a trilogia teve seu primeiro livro adaptado para o cinema e arrecadou surpreendentes 270 milhões de dólares em bilheteria internacional. A venda de seus livros e o faturamento com as adaptações só tendem a aumentar no próximo ano, quando será lançado nos cinemas “Insurgente”. Veronica é também um dos estreantes na lista esse ano, assim como John Green e Gillian Flynn.

Jeff Kinney
Com mais de 75 milhões de cópias vendidas no mundo, a série “O Diário de um banana”, de autoria de Jeff Kinney, um americano de 43 anos, somou cerca de 17 milhões de dólares à fortuna de seu criador. A série já conta com três adaptações cinematográficas.

Janet Evanovich
Criadora da série protagonizada por Stephanie Plum cuja adaptação “Como agarrar meu Ex-Namorado” estrelou Katherine Heigl ( a doutora Izzie Stevens de Grey’s Anatomy), embolsou aproximados 20 milhões de dólares aos plenos 71 anos de idade. Seu mais novo livro da série, “Takedown Twenty”, foi um contribuinte essencial para tal ganho.

Danielle Steel
Com mais de 100 obras publicadas, a autora americana de 67 anos foi apelidada de Dama do Romance, apesar de também escrever livros infantis e poesia. Possuindo uma média de mais de três livros publicados por ano, Steel depositou em sua conta esse ano uma quantia bem generosa de 22 milhões de dólares, número um tanto quanto modesto para quem já vendeu mais de 600 milhões de cópias.
Nora Roberts
Apesar de seus números ainda serem impressionantes, a autora americana de 63 anos não passa por uma boa fase. No ano anterior, seus livros venderam mais de 1 milhão de cópias, marca não alcançada esse ano. Mesmo com um número diminuto de vendas, Nora Roberts, que também escreve sobre diversos pseudônimos, ganhou cerca de 23 milhões de dólares esse ano.

Dan Brown
Um dos mais famosos escritores da atualidade, Dan Brown, em seus plenos 50 anos, emplacou mais um sucesso de vendas com seu quarto romance protagonizado por Robert Langdon, “ Inferno”, que já vendeu mais de 1,4 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Estima-se que o fato do livro estar sendo adaptado para as telas de cinema aumentou em cerca de 6 milhões de dólares seu arrecadamento atual, totalizando 28 milhões de dólares.

James Patterson

O autor mais rentável do momento, James Patterson de 67 anos diz ainda escrever seus livros à mão. Apresentando uma média de quase 14 livros publicados por ano, Patterson faz a alegria das editoras com mais de 300 milhões de cópias vendidas pelo mundo durante toda sua carreira, sendo que até Junho de 2014 já havia publicado nada menos do que 10 livros. Esse ano, o autor americano ficou 90 milhões de dólares mais rico, acumulando cerca de 700 milhões de dólares arrecadados somente nos últimos dez anos. Também famoso por escrever em conjuntos com vários outro autores, conhecidos ou não, Patterson mostrou-se extremamente generoso e preocupado com o futuro do livro físico ao doar 1 milhão de dólares a livrarias independentes.  

Apesar de já esperar ver alguns nomes como King, Rowling, Martin e até mesmo os estreantes John Green e Veronica Roth, alguns nomes como David Baldacci e Rick Riordan me surpreenderam, assim como Nora Roberts, já que estava diáfana sua recente queda nas vendas. Mas isso não foi o que mais me chocou, e sim os números, em especial, a grande diferença de montante do segundo para o primeiro colocado, Dan Brown e James Patterson respectivamente. São mais de 60 milhões de dólares de diferença! Patterson embolsou 10 vezes mais que os últimos colocados da lista, que tiveram que se contentar com 9 milhões. Longe de dizer que não é merecido, mas vocês têm que concordar que são quantias de deixar qualquer um espantado. 

Traduzido e adaptado de: Forbes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar sobre o que desejar, desde que não ofenda, cause constrangimento ou transtornos. Sua opinião será sempre muito bem-vinda!